O projeto Jovem Empreendedor Rural visa a inclusão socioprodutiva de 90 jovens do município de São Gonçalo do Amarante, estado do Ceará, nas cadeias de valor da região do Complexo Industrial do Pécem. As ações contam com o apoio da Prefeitura Municipal, Inter-América Foundation, Instituto Oi Futuro e o patrocínio da Petrobras.

São jovens de comunidades rurais e semi-rurais de São Gonçalo do Amarante, entre 16 e 32 anos de idade, que estão cursando ou já concluíram o ensino médio. E que encaram agora o dilema entre seguir o que desejam (na maior parte dos casos), permanecer em suas comunidades, ou serem forçados a migrar para um centro urbano próximo em busca de alternativas de emprego e chances de mobilidade social positiva.



A realidade, no entanto, é que São Gonçalo do Amarante passa por um período de intensas transformações sociais e econômicas, com muitas oportunidades para o desenvolvimento local. O principal motivo é a implantação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém no município – atraindo investimentos bilionários e fomentando a dinamização e diversificação da economia. As cadeias de valor (produtiva e de serviços) no município precisam ser estruturadas e desenvolvidas – como estratégia vital de sustentabilidade para os investimentos e para o desenvolvimento da região. E também para que esses investimentos gerem impactos sociais positivos e perenes. A inclusão socioprodutiva dos jovens, através do empreendedorismo, é fundamental nesse cenário. Os jovens precisam estar preparados e instrumentalizados para começar e desenvolver seus negócios.

As principais atividades do projeto são:

(1) Mapeamento e diagnóstico da economia do Complexo Industrial do Pécem para identificar oportunidades e desafios para os jovens empreendedores;

(2) Formação de 90 jovens empreendedores rurais em empreendedorismo e gestão de negócios;

(3) Apoio técnico e gerencial em campo para que os jovens empreendedores implantem seus planos de negócios e iniciem seus empreendimentos.




Visite a página do projeto e saiba mais: https://www.facebook.com/PJER.Adel?ref=ts&fref=ts