Programação do I Seminário Cearense de Meliponicultura


No dia 30 de setembro a Adel promove o I Seminário Cearense de Meliponicultura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Umirim (Fazenda Floresta, s/n - Floresta, Umirim/CE).

Direcionado para pesquisadores da área, estudantes e meliponicultores o evento visa discutir o cenário da criação de abelhas nativas sem ferrão no Estado e como a atividade pode contribuir com a preservação da caatinga.

Em sua primeira edição, será abordado o tema “A Meliponicultura como uma prática de preservação da Caatinga”. O seminário será composto por palestras, oficinas e painéis temáticos, que abordam os principais temas da área.


Programação:

8h30min - Início do Credenciamento

9h - Coffee Break

9h30min - Mesa de Abertura (Adel, ACMEL, UFC, IFCE)

10h - Palestra I: Abelhas sem Ferrão e a Caatinga: Um olhar para o futuro

11h - Palestra II: Diagnóstico da Meliponicultura no Estado do Ceará

12h – Almoço

13h30min - Oficinas

14h30min - Painel: Experiências de Meliponicultura no Ceará -

15h30min - Encerramento e Coffee Break

Além das atividades acima, durante o evento, haverá uma exposição, com materiais, equipamentos e produtos da meliponicultura, degustação de mel e exposição de espécies de abelhas sem ferrão.

O evento é realizado pela Adel com o apoio da Associação Cearense de Meliponicultura (ACMEL), Rede Néctar do Sertão, Instituto Federal Ceará - Campus Umirim (IFCE), e, Universidade Federal do Ceará (UFC). Também conta com a parceria da Bovespa Social e do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) por meio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS).