Jovem diversifica a produção na propriedade familiar


Francisco de Assis Gomes de Sousa, 31, reside na comunidade de Monte Alverne, Apuiarés. É o filho mais jovem de três irmãos, do Sr. Geremias Gomes e da D. Vera Lucia.

Didi, como é conhecido por todos na pequena comunidade, composta por apenas 50 famílias, desde muito jovem ajuda os pais nas atividades agrícolas e na gestão da propriedade familiar.

Sua família, além de ter um pequeno comércio em casa, trabalha com agricultura tradicional (cultivo de milho, feijão) e com a criação de animais (ovelhas, cabras, gado, aves). Por complicações de um acidente que o jovem sofreu aos três anos de idade e lhe deixou em coma por alguns dias, ele conviveu com algumas dificuldades no processo de aprendizagem.

A mãe de Didi, D.Vera, ressalta que um dos desafios que o filho enfrentou foi o retardamento dos estudos. Aos seis anos, Didi ingressou no Ensino Básico e não conseguia acompanhar as atividades igual as outras crianças da sala. “Faltou muitas vezes por não querer passar por situações constrangedoras que alguns colegas o fazia passar. Os irmãos e nós ajudava muito ele com as atividades escolares e aos poucos ele foi se recuperando”.

A partir dos dez anos, ele já conseguia ter sua autonomia e ir com frequência para escola. Mas Didi conta que sua principal paixão sempre foi plantar e cuidar dos animais. “Ganhei com doze anos do Vô uma ovelhinha e isso me estimulou a criar meus próprios animais e buscar minha independência financeira no campo”.
Didi na propriedade da família
O presente do Avô multiplicou e aos dezoito anos, Didi tinha vinte ovelhas e já próximo de concluir o Ensino Médio, começou a participar voluntariamente de diversos grupos na comunidade.

Atuação na comunidade

Primeiro Didi ingressou no grupo de jovens da comunidade. Em seguida, ele começou a promover atividades para unir a comunidade, desde a realização de campanhas para arrecadar alimentos para doação, quanto para incentivar os jovens a permanecer no campo.
Didi atendendo no comércio da família 













“Eu o incentiva bastante nas atividades sociais dele. É muito bonito ver ele motivando outros jovens a fazer o bem ao próximo. Ás vezes os custos eram próprios, mas mesmo assim eu o ajudava, é muito importante o que ele fez e faz pela comunidade”, enfatiza a mãe.

Dedicado na criação de ovelhas e ajudando o pai no comércio, após concluir o Ensino Médio decidiu fazer alguns cursos e buscar novos conhecimentos para fortalecer ainda mais o seu trabalho e sua atuação na comunidade.

Participou em 2012 da Formação Empreendedora do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Adel, e logo viu que as oportunidades de diversificar a produção familiar.

“Enxerguei outras oportunidades na minha comunidade através do curso, pude trazer novas técnicas de manejo para as atividades do campo e outros conhecimentos humanos para aplicar nas ações sociais da comunidade”, relata o jovem.

Diversificação da produção

No final da Formação Empreendedora, Didi apresentou um Projeto de ampliação da criação de ovelhas e diversificação da produção familiar. Como a ovinocultura já era uma atividade que ele desenvolvia, apenas a tornou mais rentável. A partir das novas práticas de criação, Didi multiplicou suas ovelhas para oitenta, comprou bovinos e outros animais para ampliar a renda.

A atividade mais recente que o jovem implantou na propriedade foi a criação de abelhas nativas sem ferrão. Ele, juntamente com outros jovens da comunidade participaram de um curso sobre meliponicultura da Rede Néctar do Sertão e decidiram investir na atividade.
Produção de abelhas nativas sem ferrão














Em 2014 ele tinha dois enxames de jandaíras e atualmente conta com vinte e um. É um dos coordenadores do grupo de produtores e jovens da comunidade de Monte Alverne e Riacho do Paulo.

Didi é um dos jovens beneficiados pelo Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) desenvolvido pela Adel que está dando uma Nova Cara ao Sertão. Ele encontrou no empreendedorismo a oportunidade para diversificar a produção familiar e dá continuidade ao seu trabalho na comunidade.
Sr. Geremias, Didi e D. Vera Lúcia