As inscrições para o 1º Prêmio A Nova Cara do Sertão que dará visibilidade a jovens empreendedores rurais, que superaram os desafios e criaram soluções criativas para desenvolver seus projetos e negócios no meio rural, foram prorrogadas até o dia 09 de maio de 2014.

Continue lendo »


Na última terça-feira (29/04), a equipe da Adel iniciou as visitas as Unidades Familiares dos jovens selecionados para participar do Programa Território Empreendedor, realizado nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia.

Continue lendo »


Nos dias 23 e 24/04, a equipe da Adel realizou a seleção dos jovens que vão participar da primeira turma do Programa Território Empreendedor, desenvolvido pela Adel em parceria com a BrazilFoundation e Acreditar.

Continue lendo »


Nos dias 23 e 24/04, a equipe da Adel estará realizando em São Gonçalo do Amarante e Caucaia, a seleção dos jovens que vão participar da primeira turma do Programa Território Empreendedor, desenvolvido pela Adel em parceria com a BrazilFoundation e Acreditar.

Continue lendo »


O projeto Néctar do Sertão que tem como objetivo fortalecer a produção agroecológica de mel de abelhas nativas nos municípios de Pentecoste e Apuiarés, no Ceará, está entre os finalistas do Edital 2014 da BrazilFoundation.

Continue lendo »


Ontem (07/04), a Adel lançou no Médio Curu, o 1º Prêmio A Nova Cara do Sertão com o objetivo de reconhecer jovens empreendedores rurais da região, que se destacam tanto pelo negócio que empreendem quanto por sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social de sua comunidade.

O Prêmio é dirigido aos jovens empreendedores rurais dos municípios do Médio Curu (Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste e Tejuçuoca), que possuem ou liderem empreendimentos individuais ou em grupos, formalizados ou não, e participam do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Adel.

Segundo Wagner Gomes, um dos sócio-fundadores e diretor executivo da Adel, a criação do prêmio é um desdobramento do trabalho bem sucedido realizado pelo Programa Jovem Empreendedor Rural nos últimos 05 anos no território do Médio Curu. "Queremos valorizar e premiar estes jovens empreendedores rurais, que hoje são exemplos de sucesso e inspiram outras pessoas a empreender no semiárido", ressalta.

Nesta edição serão premiados três (03) jovens, a partir dos seguintes critérios: criatividade; mobilização; aprendizado; resiliência; articulação com o desenvolvimento local; visão de futuro e sustentabilidade. Os vencedores vão receber recursos financeiros para investir na melhoria ou expansão do seu negócio, notebooks e tutoria ("mentoring") em aceleração de comunicação estratégica e marketing.

As inscrições para o Prêmio A Nova Cara do Sertão encerram dia 30 de abril de 2014 e se darão pelo envio da ficha de inscrição para o e-mail anovacaradosertao@adel.org.br ou entregues impresso na sede da organização à Rua Francisco Nunes, 318, Acampamento, Pentecoste. Os vencedores receberão seus prêmios no dia 29 de maio de 2014, em evento programado em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza. 

O Prêmio A Nova Cara do Sertão é realizado pela Adel, com o apoio do Instituto Souza Cruz, Oi Futuro, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Rummos e Movimento Nós Podemos Ceará. 

Todas as informações e o regulamento estão disponíveis no link: http://migre.me/iHfxy


As inscrições para o Programa Território Empreendedor, desenvolvido pela Adel em parceria com a BrazilFoundation e Acreditar, foram prorrogadas até o dia 16 de abril.

Jovens, com idade de 16 a 32 anos, residentes nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, que tiverem interesse em participar da seleção, devem fazer sua inscrição nas Secretarias de Agriculturas, Sindicatos de trabalhadores (as) Rurais, Sede da Rede Diálogo ou com lideranças comunitárias municipais.

O Programa Território Empreendedor busca contribuir com o desenvolvimento da produção familiar no campo, através de cursos sobre empreendedorismo e gestão de negócios, acesso a mentoria; microcrédito orientado e assessoria técnica.

A primeira turma do programa será composta por 30 jovens que participarão de formações presenciais e terão assessoria técnica continuada da Adel, durante a implantação do seu empreendimento.

Esta ação faz parte do Programa Interagir da Companhia Siderúrgica do Pecém/CSP e busca criar um ecossistema de empreendedorismo socioeconômico na região do Complexo Siderúrgico do Pécem.

Informações pelo telefone (85) 91998416.







A Adel está entre os 30 vencedores da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil com o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), tecnologia social que oportuniza o desenvolvimento de negócios de jovens empreendedores rurais.

Continue lendo »